TUDO SOBRE O ENEM

MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM
CADERNO DE QUESTÕES

Antes de iniciar a prova, o Participante deve verificar se o caderno de questões contém a quantidade de 45 questões indicada no Cartão-Resposta.

Dicas

– O Participante deve marcar no Cartão-Resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e, ainda, transcrever a frase apresentada na capa do caderno de questões.

– As Folhas de Rascunho e as marcações assinaladas nos Cadernos de Questões não são consideradas para fins de correção.

PROVA DE REDAÇÃO

A prova de discursiva será realizada no segundo dia do Enem, 06 de novembro, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo de duração total será de 5h30.

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O Participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

O que dá nota zero na redação:

– Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;

– Entregar a folha de redação sem texto escrito;

– Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo;

– Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;

– Desrespeito aos direitos humanos;

– Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.

Dicas

O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto.

Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos.

O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.

PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

No segundo dia de provas, 06 de novembro, o Participante deve responder a cinco questões de língua estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: Inglês ou Espanhol.

Não é permitido trocar a opção no momento da prova. A alteração na opção de língua estrangeira foi permitida apenas durante o período de inscrição.

Se o Participante tiver dúvidas, deve conferir no Cartão de Confirmação da Inscrição, no qual está registrada a escolha de língua estrangeira feita pelo Participante.

 

DOCUMENTOS VÁLIDOS

Para realizar as provas do Enem, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Documentos aceitos:

– Cédulas de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;

– Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;

– Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade;

– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;

– Certificado de Dispensa de Incorporação;

– Certificado de Reservista;

– Passaporte;

– Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;

– Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;

Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o Participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do Exame.

O QUE LEVAR NO DIA

Cada Participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor poderá comprometer a leitura ótica do Cartão-Resposta.

Documento de identificação original com foto válido – conforme especificado no Edital, e Cartão de Confirmação da Inscrição.

Dicas

Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:

Prestar, em qualquer documento ou no sistema de inscrição, declaração falsa ou inexata, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei.

Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame.

Comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com outro PARTICIPANTE, durante as provas.

Portar, após ingressar na sala de provas, qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação.

Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei.

Utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do Exame.

Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador ou ausentar-se em definitivo antes de decorridas 2 (duas) horas do início das provas.

Não entregar ao aplicador o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho ao terminar as provas.

Não entregar ao aplicador o Caderno de Questões, exceto ao deixar em definitivo a sala de provas nos últimos 30 (trinta) minutos que antecedem o término das provas.

Ausentar-se da sala de provas com o Cartão-Resposta e/ou com a Folha de Redação e a Folha de Rascunho

Não atender às orientações da equipe de aplicação durante a realização do Exame.

Não guardar, desligados, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular, quaisquer outros equipamentos eletrônicos e outros objetos.

Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.

Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do Exame ou de outro PARTICIPANTE.

Recusar-se, injustificadamente, a ser submetidas à revista eletrônica, coleta de dado biométrico e ter seus objetos revistados eletronicamente.

Não aguardar em sala de provas das 13h00min as 13h30min para iniciar as provas.

Não apresentar, no prazo estipulado, os documentos solicitados pelo Inep.

NOVIDADES

No Enem desse ano todos os participantes terão coleta de dado biométrico nos dois dias de aplicação do Exame. A coleta será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação. Além disso, será intensificada a utilização dos detectores de metais para coibirmos fraudes e garantirmos um enem seguro e isonômico.

E lembre-se, guarde todos os equipamentos eletrônicos no envelope porta-objetos antes de entrar na sala, sob pena de eliminação do exame.